Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Superdotação - Marcos Resende

Superdotação - Marcos Resende

Exemplos de Portadores de Superdotação e Alta Habilidade

Criatividade 06.jpg

Índice Superdotação   Índice Geral


PRIMEIRO CASO

Péricles (nome fictício)
O menino Péricles, de 7 anos foi-nos encaminhado à Associação pela EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil "Felipe de Oliveira"), por apresentar um desenvolvimento muito além do normal e interesses diferenciados pela sua idade. Aqui na Associação, passou por avaliações pedagógicas, apresentando destaque nas áreas de Línguas, Matemática e Ciências.

TESTES PRELIMINARES
Com um perfil organizado, planejado, criativo; com conhecimentos acadêmicos que mostram domínio dos conceitos adquiridos, chamou à atenção dos especialistas. Seu forte é a Comunicação: explica e argumenta suas colocações de forma clara. Consegue inclusive ser muitas vezes manipulador, deixando transparecer o líder que há dentro dele. Gosta de ajudar seus colegas a resolver seus problemas. Testado psicologicamente pelo método C.RAVEN, Péricles atingiu o percentual 99: INTELECTUALMENTE SUPERIOR

 

DESENVOLVIMENTO

A partir de 2008, ele começa a frequentar a Associação, em trabalhos de Concentração, Estratégia e Desenvolvimento de Habilidades. Essa atividade despertou no garoto, curiosidades diversas que pouco a pouco, fomos canalizando, dando lugar a outras novas. Péricles é insaciável; ele sempre quer mais e mais, gosta de ser desafiado, tem sede de estudar, ler, escrever; já experimentou escrever alguns contos; é aplicado, e após freqüentar a associação, seus interesses aumentaram.

REAÇÃO EM CASA
Pertence a uma classe social menos favorecida; Péricles foi abandonado pela mãe bem pequeno ainda; é criado pela avó paterna e pelo pai, ambos extremamente dedicados. O interesse do menino e sua gradual transformação, despertaram nos familiares a vontade de voltar a estudar — inicialmente na avó, que voltou à escola e diz querer cursar o Fundamental II, o Ensino Médio e a Faculdade de Direito. O pai decidiu faz curso superior. Ambos querem acompanhar Péricles e poder entender os interesses dele. Essa transformação familiar, social, é extremamente importante na comunidade onde eles se encontram. Eles se transformaram e influenciaram a comunidade, no sentido de também buscar transformação.

"PROCESSO DE ACELERAÇÃO"

O que para ele seria ideal é entrar num "processo de aceleração", o que se torna muito difícil na rede pública de ensino, embora tenha direito por lei. Hoje, frequenta o EMEI Plínio de Queiroz, numa sala onde se encontram crianças que desenvolvem suas atividades sem dificuldades. Ainda assim, Péricles se destaca, apesar de que, infelizmente, o garoto ainda não recebeu a opção adequada de atendimento a suas necessidades especiais.

 

SEGUNDO CASO
Samuel (nome fictício)
Foi encaminhado à Associação pela Prefeitura Municipal da Estância Balneária de Peruíbe (SP) – Setor de Educação Especial – SE – uma solicitação de avaliação e orientação às necessidades especiais do aluno Samuel, que estuda no EMEI Ana Maria Mesquita. O garoto Samuel nos foi encaminhado pelos seguintes motivos: criança avançada, do ponto de vista intelectual; persistente, independente; aprende fácil e rapidamente; interesse por áreas e tópicos diversos; vocabulário avançado para a idade; para lidar com ideias abstratas; rápida adaptação a novas situações e a novos ambientes.

CARACTERÍSTICAS

Em entrevista com os pais, revelam que o menino demonstrou precocidade na fala, na memória, no reconhecimento de formas, marcas e palavras. Leu e escreveu muito cedo; é irrequieto; sempre busca uma forma de chamar a atenção; pergunta muito e quer mais. As pessoas, erroneamente, rotulam-no de hiperativo. 

TESTES PRELIMINARES
Samuel, na Associação, fez as avaliações pedagógicas de praxe, apresentando destaque nas áreas de Artes, Línguas, Matemática e Construção. O perfil pedagógico mostra excelente percepção, assim como ótima capacidade acadêmica, comunicando-se com fluência e extrema clareza. Consegue argumentar todas as suas colocações. 

ACELERAÇÃO
Pedida a aceleração de Samuel, educadores da cidade de Peruíbe, SP, alegaram não acreditar em Altas Habilidades nem na aceleração de crianças, motivo que levou os pais a trocarem Samuel de escola. Conseguiram bolsa de estudo na escola Irene Bargieri, que aceitou as avaliações do menino e promoveu a aceleração, matriculando-o no 2º ano do Ensino Fundamental.

FREQUÊNCIA EXEMPLAR
Acompanhado pelos pais, Samuel frequenta a Associação (APAHSD) uma vez por semana. Ele vem de Peruíbe, sempre curioso e com vontade de saber mais. Nunca chegou atrasado, nem se mostrou desinteressado ou cansado pela distância que tem que percorrer.

OUTRAS CRIANÇAS SUPERDOTADAS

Lucca Fanganiello Couto
(08 anos)
Filho da professora Ana Fanganiello. Lucca é superdotado em Artes, Línguas, Matemática e Ciências. Aprecia imensamente a Sala de Construção (1), um local de existência obrigatória em associações para Alto Habilidosos.

Matteo Fanganiello Couto (05 anos)
Também filho de Ana Fanganiello. Superdotado em Artes, Matemática, Criação e Construção.


Felipe Sakae (09 anos)
Filho da pediatra Paula Sakae. Mente científica, desenvolvimento em Rapidez, Percepção, Matemática e Construção.

Henrique Sakae (05 anos)
Filho da médica pedriatra Paula Sakae. Artes, Linguística (é uma “fera” em Português), Matemática, Ciências.

Aharon Anthony Alves (11 anos)
Da Rede Escolar Municipal, gratuita. Um caso muito interessante. Pelo fato de saber que é diferente, e seus colegas não o aceitam, ele deixou crescer o cabelo, que hoje tem 1,20m de comprimento.

 

Criatividade 32.jpg

 (1) SALA DE CONSTRUÇÃO

A Sala de Construção se presta a desenvolver a inteligência lógico-espacial da criança, através de uma ambiente lúdico e divertido. Lá se desenvolvem projetos para construir os mais diversos objetos, como a casa que foi construída com caixinhas de leite que substituíram os tijolos. Convém acentuar que o estimulo passa a não se restringir à inteligência espacial já que projetos de construção, necessariamente exigem complementos. Na Casa de Caixa de Leite, por exemplo, as crianças aprenderam sobre a parte elétrica de uma casa, assim como a parte hidráulica, fabricando uma bomba para bombear água para a caixa d'água. O estímulo deste tipo de inteligência é essencial para o desenvolvimento da criança.

 

taller+esgrima+madrid.jpg

 

ADULTOS SUPERDOTADOS
Gabriela Vanina Toscanini (32 anos)
Filha da professora Ada Toscanini. Alta habilidade física, é campeã sul-americana de esgrima, além de detentora de outras habilidades mentais, principalmente as cognitivas.


Alexandre Valdetaro (40 anos)
Advogado. Superdotação canalizada para a Música (toca vários instrumentos), superdotado para Idiomas; domínio acima do normal da Língua Portuguesa.

 

 Menino Chinês Superdotado

 

A SEGUIR,
PROFISSIONAIS E VOLUNTÁRIOS QUE SE DEDICAM
À CAUSA, EM TODO O PAÍS.

 

  Índice Superdotação   Índice Geral